Isaque, nosso Pai

Publicado: fevereiro 22, 2010 em Uncategorized

Fim de férias! Agradeço o carinho de cada um de vocês, amigos e irmãos da Caminhada de Fé. Que Deus seja com nossas vidas, melhor – seja a nossa vida,  sempre!

A leitura bíblica de hoje  ( Gn 24-27 ) nos reconta de Isaque. Isaque, Filho da Promessa; Isaque, a risada ( יצחק, yitschâq ) de Rebeca, seu sorriso; Isaque, nosso Pai, nosso antepassado espiritual. Três verbos me tocaram o coração no que li: meditar, adorou,  abençoou. Isaque meditava ( 24.62 ) Isaque adorava ( 26.25 ). Deus o abençoou ( 26.12).

Finzinho da tarde, na viração do dia ( lembram do Éden? ), Isaque dava um volta no campo, sem pressa, sem rumo exato. Olhava as montanhas, pensava em Deus, lembrava das conversas com seu Pai. Nada escrito. Não havia Bíblia, claro. Havia memória, sentimentos, saudade. De Deus. A palavra hebraica é bem bonita –  שׂוּח, śûach – e significa pensar profundamente, com força, sem distração. A vida com Deus requer meditação. Meditar é pensar fundo e longe. Olhar atento. Coração sereno. As maiores questões, as maiores decisões, as maiores dúvidas, tudo posto diante de Deus. Isaque é meu diretor espiritual nessa manhã. Seguirei seu exemplo.

Nenhum sacerdote, nenhuma religião institucionalizada, nada. Mas uma fome de Deus e um senso do que é mais santo e do que é mesmo sagrado habitava a alma de Isaque. A adoração de Isaque, como a de seu ( nosso ) Pai Abraão é a melhor possível – uma resposta. Deus se manifesta, logo, joelhos prostrados, um altar. Mãos erquidas e fronte prostrada. A melhor imagem do Ser Humano – adorando a Deus ( 26.25 ). É como sintetiza a frase do Frei Camelita Patrício Sciadini, que leio com gosto em ” Direção Espiritual ” ( Loyola ) : ” Deus não pode se esquecer do homem. O homem não pode se esquecer de Deus”. Isaque me aponta a essência da vida espiritual, a realidade de Deus, sua presença, sua voz. Quem quiser provar que prove. Quem puder ouvir que ouça. Deus é real. Deus é a realidade final. Antes de tudo e no começo de tudo, Deus! No fim de tudo  e por detrás de tudo, Deus! A nossa única resposta, com dizia, Agostinho ” é a doxologia “. Aleluia!

As sementes foram lançadas na terra de Gerar, casa nova, outro momento. Isaque enfrentava uma crise , fome, empobrecimento em Hebrom. Isaque repete a fé de seu Pai e muda-se, movimenta-se, segue a Voz do Senhor. Deus abençoa sua empreitada, Deus faz a lavoura vingar ( 26. 12 ) , Deus é Deus da vida toda e de toda a vida. Tudo é de Deus  Tudo é espiritual. Casamento, família, posses, carências, fazenda e negócios. Nada se faz fora do olhar de Deus, que abençoa quando quer abençoar, que permite a provação quando quer provar a fé, que , miraculosamente, se interessa pelas pequenezas e grandezas da vida dos homens. Também nisso Isaque me inspira: dependerei de Deus sempre e sempre. Sem Deus nada floresce no deserto. Com Deus nada murcha à toa. Ah, que paz isso me dá! ( vi O Fazendeiro de Deus com Cinha nas férias, um pequeno grande filme sobre um pequeno grande homem de fé! )

Isaque, nosso Pai espiritual. Um bom exemplo para começar a semana e voltar ao trabalho pastoral !

ORAÇÃO: Dá-me , Ó Deus Eterno, essa vontade de meditar em ti e em tudo o que vale a pena, sobretudo Tua Palavra santa; Dá-me, ó Deus dos Antigos, essa naturalidade de ajoelhar-me diante da Tua Presença em gratidão amorosa emuito  reverente; Dá-me, Ó Deus dos Meus Pais, essa mesma benção que deste a Isaque – semente que vinga, sonho que se realiza, desejo que se concretiza. E que em todo tempo eu e os meus irmãos saibamos que só O Senhor é Deus! Amém.

comentários
  1. Amado GB…saudade.
    E sobre seus textos nada além da imensa alegria que tenho ao ler e meditar neles.
    Deus seja conosco, amado.
    Beijinhos no coração.

Deixe um comentário

