Medo, temor, pavor

Publicado: janeiro 14, 2010 em Uncategorized

Medo, temor, pavor


“ O que eu temia veio sobre mim

O que eu receava me aconteceu “.

Jó 3.25

” Medo, medo, medo

Tenho medo do medo que dá “

Lenine

Desabafo. Como é necessário rasgar-se de dentro pra fora diante de Deus. C.S. Lewis recomendava uma oração que “ fale com Deus sobre o que está dentro de nós , não o que deveria estar” . É isso mesmo. Deus agüenta. Aliás, prefere, anseia por esse tipo de oração que , no mínimo, cura a alma dos venenos do ressentimento , desespero, dúvida. Jó, profundamente deprimido, lamenta o  seu nascimento , “ amaldiçoem aquele dia os que amaldiçoam os dias “ ( 3.8 ), acha uma pena não ter sido abortado ( 3.11, 16 ). Calma, Jó! E, então, confessa que esperava por aquela tragédia toda mesmo: “ o que eu temia veio sobre mim, o que eu receava me aconteceu”.

Medo. Temor. Pavor. Somos escravos de perturbadoras fobias. Temos medo de adoecer, morrer cedo de alguma doença grave. Tememos as violência da Cidade, invenção de Caim, o Assassino ( Gn 4.17 ) Vivemos apavorados por ameaças reais ou imaginárias, dejetos da nossa tão avançada civilização. Mas não precisamos. Há um Deus bom lá em cima e aqui dentro da alma. Há um Deus. Temos um Pai. No final, como nos garante João no seu poema apocalíptico, vai dar tudo certo. Que alívio.

ORAÇÃO: “ Tu és fiel, Senhor, Tu és fiel, Senhor, Dia após dia, com bênçãos sem fim, Tua mercê me sustenta e me guarda, Tu és fiel, Senhor, Fiel a mim! “[1] “Canta minh’alma, canta ao Senhor, Rendei-lhe sempre, Ardente louvor, Canta minh’alma, Canta ao Senhor, Rendei-lhe sempre, Ardente louvor! “[2] Por causa de Jesus, Pai querido, amém!


[1] “ Tu és Fiel , Senhor! (Great is Your faithfulness ) Letra de  Thomas Chisholm , música de  William Runyan.

[2] “Que segurança ( Blessed assurance ). Letra  de Fanny J. Crosby, compositora  de hinos que era cega,  para a música escrita em  1873,  por  Phoebe P. Knapp.

comentários
  1. Gerson Borges disse:

    Sabe fiquei surpreso das palavras que meu chrarar faz; pois hoje sou o oposto deste grande musico de Deus. Já tive uma linda vida hoje estou em caminhos bem dificéis de ter a alegria de Deus e Jesus. Sabe hoje me encontro assim pois quando busquei a Deus e seguir seus caminhos sempre me foram fechados e cheios de preconceitos. Hoje vejo que muitos seguidores de Deus tem os mesmos defeitos, erros, falhas, pecados e outros faltas que eu tenho mas mesmo assim se fazem merecedores da graça de Deus será se não estar sendo um farizeu… eu sigo minha vida e vejo que muito tenho ganhado de Deus sem merecer unica coisa posso dizer que nunca dexei de amar a Deus e a Jesus.

Deixe um comentário

