Não ter pressa é uma qualidade do espírito

Publicado: setembro 23, 2009 em Uncategorized

Não ter pressa é uma qualidade do espírito ( Um Salmo )

Deus da minha vida, essa vida que recebi como presente dos presentes,

Uma mistura maravilhosa de mistérios e milagres,

Estou descobrindo num processo doído de ensaio e erro

( cabeçadas nas paredes do incontrolável,

derrapadas nas curvas do incontrolável,

braços quebrados nos escorregões do imprevisível )

que é isso mesmo: mistérios e milagres

e a mão da Graça me conduzindo e tranformando.

Ensina-me a Paciência, Senhor!

Descobri que “não ter pressa é uma qualidade do espírito“ (1)

e que “a pressa não é do Diabo – a pressa é o Diabo”. (2)

Fiquei assustado, tremi.

Sempre foi a minha alma descompassada afobação,

Criança-chorando-pelo-doce-antes-da-hora…

Mas agora, no cair da tarde da minha vida, serena , firme no seu inalterado ritmo,

Enfrento a ansiedade como o pior demônio da pior Legião

E começo a vencer a pressa.

Desisto de mudar os outros.

Eu quero ser outro. Sem pressa.

Tenho o resto da vida para a semente florescer.

Eu a depositei no escuro e no silêncio da terra  do meu coração.

Não adiante apressá-la.

Ela não ouve nenhum desses gritos neuróticos da superfície.

Ela sabe ser o que é – semente.

Ela não tem pressa alguma.

Adiantar, acelerar a semente é estragar o fruto.

Estragar o fruto é desperdiçar a vida.

A vida, repito calmamente pra minha alma,

É esse conjunto imenso de mistérios e milagres de Deus.

Ó Deus, ensina-me a paciência. Onde havia pressa, uma prece.

Amém.

##

“Sem direção “ : uma canção que escrevi há quase 10 anos …sobre a

pressa

.

Será que aprendi a lição?

( No Forum de Cristianismo Criativo 2008, com Elly Aguiar – baixo , Jorge Ervolini – guitarra, Duda Montarelli – bateria )

…………………………………………………………………

(1) Eugene Peterson, em O Pastor contemplativo.

(2) Tolstoy, citado por Richard Foster em Celebra’c~ao da Disciplina.

Deixe um comentário

