Descanso

Publicado: setembro 9, 2009 em Uncategorized

“Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. “

Mt 11:28 -30

Cansaço! De tudo o que mais nos cansa, a Religião, essa erva daninha, planta carnívora que brota num chão legítimo, nossa saudade de Deus, do Éden, do Céu. Nossa nostalgia do Sagrado, esse aperto na boca do estômago da alma, ao invés de se resolver se complica nas tramas e trilhas labirintosas da Religião. O peso das obrigações, a tortura da culpa, o medo do castigo… Jesus viu todo esse drama nos olhos do povo que o procurou. Povo cansado, do pecado, da opressão romana, da injustiça social ( apesar dos evanços históricos do Judaísmo Mosaico – apontando para Jesus e o Reino de Deus, é claro –  como o Jubileu, o respeito ao Extrangeiro, o foco nas viúvas e órfãos ).

‘Jugo ‘, usado por Jesus como uma analogia, era o nome dado à interpretação da Lei por um rabino/mestre religioso. Jesus propõe outra bagagem, outra coisa , muito mais leve, ainda que mais exigente – por tocar no coração, não nos atos, por ir à fundo e dar às exterioridades o lugar correto .

De vez em quando, preciso (re) escutar esse convite libertador e terapêutico: chega de cansaço e opressão religiosa ou de qualquer outra espécie.  Aprender com Jesus, seguí-lo, deve nos libertar, nos curar, deve ser alívio , não um fardo árduo de culpla e medo.

ORAÇÃO: Aceito o teu convite, Amado Jesus, não o adio : é pra hoje. Preciso de alívio, de saúde , de paz. Meu querido Mestrel, basta te ouvir e minha alma suspira aliviada. Aleluia !

( Ouçam uma canção minha, “Tua presença vai me transformar “. Eu , Guiilherme Kerr e meus amigos da Comunidade de Jesus. Bom descanso, na companhia do Nazareno. )

comentários
  1. Priscilla Salum disse:

    A presença de Deus faz toda diferença!!!

    • nordestinamente disse:

      Com certeza, querida, com certeza – nosso descanso bem dele, não das obrigações e medos da Religião. Jesus nos libertou de tudo isso. Basta crer.

      Abraço,

      Gerson

      ##

Deixe um comentário

