Comendo e bebendo

Publicado: setembro 4, 2009 em Uncategorized

” Mas os teus discípulos estão sempre comendo e bebendo. “

Lucas 5. 33

O jejum é uma prática antiga. Se bem que me pergunto quem o pratica hoje… era, no Antigo Israel e até em outras culturas antigas,  uma forma de enlutamento profundo, um exercício de quebrantamento voluntário, uma busca de Deus desesperada . Deus acima de tudo. Até das minhas necessidades primeiras e prima’rias: comer, beber. Hoje, o jejum é um modo tolo de constranger Deus a agir – em nosso benefício, claro. Uma greve de fome religiosa, para ficar bem claro. Um Deus que age só por amor e só espera amor de volta não parece muito provável, a gente pensa. Tenho de admitir que  o jejum e outras práticas ascéticas podem facilmente descambar numa ( inútil ) ferramenta de manipulação espiritual – no passado, chamávamos  coisas assim de feitiço – o que se fala ou que se faz pra manipular o sobrenatural . Ora, que bobagem ! Deus fará por mim o que ele quiser, por amor, não por  “saia justa “. Deus é amor, puro e eterno amor, não barganha. Deus é o Senhor da Graça não da Chantagem. Quando eu jejuar, que seja por fome de Deus nao de milagres ! E olha que eu preciso de muitos milagres, muitos, diariamente.

ORAÇÃO: Senhor, Deus da minha vida, eu te procuro nessa manhã com mais fome da tua Graça do que com fome de pão, de favores, de benefícios. Mas nem sempre sou assim: eu me esqueço quem sou e quem tu és , eu me confundo e te confundo, com deuses segundo as minhas necessidades e temores. Perdoa-me. Sou frágil. Sou humano. Não posso te abrigar a resolver  os meus problemas.  Aliás, quando há obrigação já não existe amor. Perdoa-me, Ó Deus querido, Amém.

comentários
  1. claudio disse:

    primeiramente, obrigado: pelas palavras, orientações e ensinos que seus blog, site e músicas trazem à minha vida.

    há muito questiono dentro em mim essa questão do jejum, do que é rito e o que é busca mística, o que é verdadeiro em sentido.

    esse seu post calou uma pergunta de anos…

    mais uma vez obrigado!

    obs: essa oração dá uma bela música!
    obs2: sou carioca, mas moro em natal/RN, há muito quero comprar seus cds, tanto o filho pródigo e agora o nordestinamente também! já lhe mandei email, mas não recebi resposta! se puder me responder como faço isso, agradeceria

    mais uma vez obrigado e um grande abraço

    claudio

Deixe um comentário

