Hipócritas, o povo da mentira

Publicado: agosto 26, 2009 em Uncategorized

” Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ”

( Mateus 23.29 )

Há alguns anos, li um livro aterrador, ” O povo da mentira “, do psicanalista cristão Scott Peck ( Imago ). Trata-se de uma muito valiosa ferramenta de apoio aos pastores, terapeutas e outros ajudadores, gente que se dedica à relação de ajuda: ouvir, socorrer, amparar, incentivar a saúde, sobretudo mental, emocional, espiritual. Mas fiquei com medo de mim e da humanidade. O que o autor fez, brilhantemente, foi construir uma lúcida categorização daquilo que ele chama de Mal Humano. Há muita gente maligna ao nosso redor, sem querer causar síndrome de pânico em ninguém. Gente que essencialmente mente e que é obstinada e profundamente controladora e manipuladora ( nas palavras de Freud, ” narcisismo diabólico ” ). E eu não estou falando do condição psiquiátrica da psicopatia . Apesar do psicopata ser um mentiroso hábil e contumaz, esse doente, o psicopata, está degraus  abaixo do ser humano (?) a que me refiro – o hipócrita.  Esse dissimulados hipócritas ao nosso redor, como  diz Peck:  ”  são mestres do disfarce. Não é sem razão que a serpente é famosa por sua sutileza. ” ( pg. 121 ) Se o psicopata,  sempre “charmoso e sedutor, inteligentíssimo, idealizador, frio, parasita, sem remorsos “, é um doente mental ( leia mais aqui ) , o hipócrita ( isso tudo e mais um pouco ) é um doente espiritual. Sim, todo psicopata é um hipócrita. Nem todo hipócrita é um psicopata.

Quando leio as palavras de Jesus aos fariseus hoje cedo, Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ” ( Mateus 23.29 ), me dou conta que Jesus e Mateus conheciam o teatro grego. Hipócrita ( hupokritēs / ὑποκριτής ), você deve saber, era o sujeito que dialogava com o coro nos dramas antigos. Jesus inovou ao comparar a atitude mentirosa – e maligna – dos fariseus e mestres da Lei com a habilidade de representar, máscarando a realidade, dos atores dos tablados gregos. Aliás, tablado vem de Thymele , altar. Os atores fariseus também tinha o seu altar . Fingidores de um fé que não possuiam, de uma santidade que não experimentavam, de uma espiritualidade impossível e mentirosa mas exigida obcessivamente dos outros. Cobras de terno, os fariseus de ontem e de hoje. Nós, que exigimos o que não vivemos; nós, que pregamos o que não praticamos. Nós, mercadores da desespero das pessoas , vendemos Deus na TV e no rádio. Nós, por que somos chamados de evangélicos assim como os pregadores da Prosperidade. Ai de nós, Povo da Mentira. Ai de nós, enquanto Jesus é a Verdade.

Os hipócratas são piores que os psicopatas. Os hipócritas são (falsos) moralistas. Eu preciso ter cuidado ao escrever essa meditação: ” é característico dos malignos considerar os outros malignos. Incapazes de reconhecer sua própria imperfeição, justificam os seus proóprios defeitos culpando outros. Quando julgamos alguém como uma ‘ pessoa maligna’ nós mesmos podemos estar perpetrando o mal. Até mesmo os ateus e os agnósticos acreditam nas palavras de Cristo: ” Não julgueis para não seres julgados “. ( Peck, pg. 308 ). A cura? Bem, como sempre, é o amor.

ORAÇÃO:  Senhor Jesus Cristo, Verdade encarnada de Deus, o que esconde essa máscara na minha face? Quem digo que eu sou? Quem sou eu pra julgar e condenar? Sou do Povo da Verdade ou do Povo da Mentira? Tem misericórida de mim! Sim, sim, não, não. Que eu diga sim querendo dizer sim, pra não me sentir com raiva de mim mesmo. Que eu diga não querendo dizer não, pra não me cobrir de culpa.  Que eu não use, mas sirva. Que eu não controle, mas ame. ISso é tão difícil, tão perigoso – ser líder, pastor, guiar os outros. Que eu não me perca no caminho, ó Deus. Que a Verdade me liberte e conduza. Sempre. Até contra mim.  Tu és a Verdade. Amém.

Deixe um comentário

