Os dois lados do copo

Publicado: agosto 25, 2009 em Uncategorized

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.  Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo.  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.   Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.  Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.

Mateus 23.23-28

” Ai de vós, escribas e fariseus! “ Os Fariseus começaram bem: queriam proteger a herança do Velho Israel, já que a Religião, Cultura, História hebraica,  tudo o que chamavam  de judeu e seu, estava sob forte ataque do Helenismo, da violenta imposição da Cultura Grega pela mãos dos romanos. Pasmo ao saber que sua busca era …salvar Israel da contaminação pagã.  Mas disse Jesus:  ” Ai de vós, escribas e fariseus! ” Nem sempre ou quase nunca as boas intenções prosperam em santidade real, espiritualidade sadia.   ” Ai de vós, escribas e fariseus! “ Eles estão de volta – ou, mais acertadamente falando – nunca se ausentaram.  ” Ai de vós, escribas e fariseus! “A Igreja tem assumido muito mais a postura dos fariseus e Mestres da Lei ( escribas, oops, muito competentes teólogos  de carteirinha )  do que abraçado a radicalidade da proposta de Jesus de Nazaré. ” Ai de vós, escribas e fariseus! “São sempre os melhores, os mais santos, separatistas, sectários, lingua solta e rápida. Ai, Ai, Ai. ” Ai de vós, escribas e fariseus! ” O farisaísmo é uma praga: ataca o pecado dos outros e justifica o seu.  O farisaísmo é sutil. ( esse texto pode ter algo dele, percebea armadilha ? ) Limpam o copo por fora e o mantém podre – por dentro. ” Ai de vós, escribas e fariseus! “

O lado de dentro do meu copo traz o quê? O lado de fora é bonitinho, arrumadinho , cheiroso.

O lado de dentro do meu copo ninguém vê. O lado de fora é o que as pessoas acham que eu sou – e gostam.

O lado de dentro do meu copo é uma miséria de podre. O lado de fora é beijado, admirado, aplaudido.

Ou eu limpo os dois lado do copo ou calo a boca!

Ai de mim, escriba e fariseu. Ai, ai, ai.

ORAÇÃO: Jesus de Nazaré, o que ataco no lado de fora do copo dos outros eu deveria ter atacado no lado dentro do meu copo. Eu sou fariseu. Misericórdia de mim, Senhor, misericórdia!

capanordpq

Deixe um comentário