Sobre a vida dentro da vida dentro da vida

Publicado: agosto 18, 2009 em Uncategorized

Vida! Tem a vida louca, a vida bandida, a vida meia-boca, a vida perdida, a vida `as pressas, a vida mansa, a vida boa, a vida dura, a vida breve, a vida corrida, a vida em familia, a vida solitária, a vida secular, a vida religiosa,a vida escolar, a vida medíocre, a vida vazia, a vida artística, a vida de enfermidades, a vida do crime, a vida roubada, a vida desperdiçada , tem essas e tantas outras, mas tem também a Vida Eterna.
Vale a pena recuperar o sentido dessa expressão, Vida Eterna.
Vida Eterna, na boca de Jesus, possui mais ou menos o mesmo significado de Reino de Deus (Mt 10.30, 25.46 ) uma realidade futura, e que no entando já começou, é mais pra frente e é pra já. Vida Eterna é algo que experimenta aquele que crê em Jesus ( Jo 3.15,16; 3.36; 1 Tm 1.16 ), quem o conhece de verdade ( Jo 17.3 ), é algo que prova quem bebe de Jesus ( Jo 4.14 ), quem ouve Jesus ( Jo 5.24 ), já que suas palavras, como reconheceu Pedro, “ são Palavras de Vida Eterna “ ( Jo 6.68 ) quem examina as Escrituras à procura de Jesus ( Jo 5.39 ), quem bebe do seu Sangue e come da sua Carne ( Jo 6.54 ), é uma dádiva do Pastor Jesus às suas ovelhas ( Jo 10.28 ), está diretamente relacionada com o ensino de Jesus ( Jo 12.50 ), é algo que se perde quando se quer guardar ( Jo 12.25 ), é uma dádiva , algo absolutamente gratuito ( graça ) de Deus a todos nós ( Rm 6.23 ), na verdade, a Vida Eterna é o próprio Jesus ( 1 Jo 5.11; 5.20 ).
Mas a gente que é “crente velho” já não pensa nessa coisas ! Falar de Vida Eterna é assunto para conversar ao evangelizar pecadores . A gente já tem a Vida Eterna, etc etc.
No entanto a fala do Jovem Rico nos deveria confrontar com a realidade das nossas vidas – vida redondinha, certinha, religiosa, com regras e mandamentos, rituais e moralidade, mas de vez em quando bate essa crise do jovem rico : “ Tudo isso tenho feito – o que ainda me falta? “
Fico ouvindo uma frase de Eugene Perterson enquanto medito nessas coisas: “ Por que tanta gente vive um vida tão ruim ? “. Assim como falamos de Vida Eterna, que já começou e que se concretizará na eternidade, deveríamos falar de Morte Eterna, que já se vive e que só vai piorar – a não ser que se consiga responder a mesma pergunta: “ Tudo isso tenho feito – o que ainda me falta? “

Oração: “ Deus da minha vida, tenho dias de Vida, tenho momentos de Morte. Há tempos em que a Vida me parece distante, difusa, longe, vaga e a sombra da morte desce sobre meu dia-a-dia. Que nesses tempos de deserto eu me lembre da vida dentro da vida dentro da vida, a Vida Eterna. Não a quero só pro futuro. Eu a desejo pra já! Pra segunda a sexta, pros finais de semana, pro rotineiro e comum cotidiano, pra mim, pra que amo, pra quem nem mesmo conheço. Pensar na Vida Eterna é pensar em Jesus, teu Filho. Praticar a Vida Eterna é imitá-lo e seguilo. Aqui e agora. Hoje. Amém! “

capanordpq

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s