Esclerosados ! ( Por causa da dureza do vosso coração )

Publicado: agosto 14, 2009 em Uncategorized

Na minha Lectio Divina de hoje ( leitura bíblica devocional, se preferirem ) o texto é Mateus 19.3-12//.

Não quero comentar o Divórcio. Quero pensar um cadinho na expressão ” Por causa da dureza do vosso coração ( v. 8 )

O termo grego que Jesus usa nesse verso me deu um soco, me sacudiu, atordoou: σκληροκαρδία ( sklērokardia), isto é, esclerose cardíaca, dureza de coração.

Assim como aterosclerose – doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos – pode nos matar, há uma esclerose do coração dentro do coração que é fulminante. Espiritualmente. Existencialmente. É o tal Coração de Pedra. Duro, rígido, impenetrável, mal, destrutivo. Coração sem coração, que não se sensibiliza , não sente, coração petrificado por racionalizações do pecado, desculpas para se afastar da Vida, da Graça, do que é Bom, coração burro e tolo, teimoso e besta, cego, doente, moribundo.

A aterosclerose física está diretamente ligada aos hábitos de vida, sobretudo, sedentarismo e má alimentação.

A aterosclerose espiritual também. Me exercito nas Disciplinas da Vida Espiritual ou vegeto diante ( da Religião da ) TV? Como diariamente Fast Food  ( melhor seria dizer Death Food ou Fast Death ! ) , tranqueira, lixo, pacotes de salgadinhos religiosos, Elma Chips da fé – corantes, conservantes, estupidificantes –  ou nutro a alma com a Escritura , os Pais da Igreja, os Gigantes da Fé, Clássicos da Espiritualidade, história da Igreja e da Civilização, livros, livros e livros – Poesia, Teologia, arte, a Grande Arte? Me entupo o tempo todo e já sem me dar conta de diversão inútil ( sem falso moralismo, por favor ) ou ainda sei saborear o bom vinho da amizade, do encontro – o essencial é o encontro – da comunhão em torno da Mesa do Senhor, da nutritiva Comunhão dos Santos. “Ah, miserável homem que sou “, ecoando Paulo…

Somos o que comemos. A saúde ou a doença é a soma dos nossos hábitos.

Oração: Deus vivo, amolece meu coração. Ando meio esclerosado , duro, sem sensibilidade   no meio de gente igual, gente de pedra, corações e mentes esclerosadas ou esclerosando-se.  Vivo, é verdade,  num mundo sem coração, Mundo Pétreo, Selva de Pedra, endurecendo-me, calcificando-me, tornando-me uma  estátua religiosa, coisa morta. Cura-me, ó Pai, salva-me,  Senhor!

Ez 11:19   “  E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne . “

Gerson

 

##

capanordpq

Deixe um comentário

